domingo, 2 de diciembre de 2012

VALE LA PENA






foto de Linda Moore

¿ Valió la pena?
Todo vale la pena
si el alma no es pequeña.
                 Fernando Pessoa


Cuando llega la edad del balance, de hacer "inventario", de poner a un lado lo bueno y al otro lo malo y sacar conclusiones, de saber si llegamos adonde íbamos o por el contrario nos equivocamos de aspiraciones o de camino, surge la pregunta que nos da sentido: ¿valió la pena la vida?
Más allá de los desengaños y las zancadillas que pone el destino, las horas malas, las penas, los fracasos, las injusticias, los miedos, las incertidumbres, las impotencias, las rabias, ¿realmente ha valido la pena?
La respuesta es siempre una decisión personal, el saldo es positivo o negativo según cada uno : es conveniente tener reunidas en el lado del haber muchas pequeñas joyas que cuenten como un tesoro, afectos, recuerdos, palabras, gestos, risas, sabores, olores, música, amaneceres, bosques encantados, pájaros, flores, primaveras, veranos, otoños e inviernos — porque la vida nunca es solo el momento que pasa, que siempre acaba por pasar.
Por muy malo que sea el ahora, por irrespirable que sea el aire en que nos estamos ahogando y muy oscura la noche, aún así podemos sentir que queremos avanzar si hemos aprendido a abrir ventanas por donde vuelva la luz.
Es nuestra capacidad de ilusión y asombro la que hace de la existencia una historia habitable y auténtica, digna de ser vivida, aunque caprichosa.
Cuando el mundo se nos derrumba nos queda volver a rehacerlo desde el sosiego y la cordura, que es lo que nos mantiene preparados para afrontar todo lo que nos venga encima.

óleo de Paul Serusier

13 comentarios:

  1. Me quedo con : " La vida nunca es solo el momento que pasa, que siempre acaba por pasar"

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Gracias por leerme siempre, para mí es un honor que encuentre siempre algo que le guste. Un abrazo

      Eliminar
  2. Sí, querida María, la edad del balance es inevitable cuando se viven muchos años,
    y casi todas las vidas han sido como un carrusel, pero es bueno cuando se puede pensar desde la sabiduría de viejos que valió la pena la vida, que es tan bonita.El dinero es importante, pero por si solo no puede dar nunca un balance positivo del vivir.
    Un abrazo de su amigo Manuel.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Siempre en sintonía, querido Manuel. Para mí es un lujo tener su amistad, usted sí que vale la pena.Besos

      Eliminar
  3. Eu faço um balanço positivo da minha ! Tenho tido vários problemas mas tenho conseguido superá-los e tenho aprendido muitas lições de vida.Nos momentos de maior desânimo agarro-me à recordação das coisas boas que a vida me tem dado e têm sido muitas.
    Um grande beijo da Tói

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. A tua vide é tão bonita como tu. Às vezes tenho pena que a Mãe não tenha conhecido os nossos filhos ( já não digo os nossos netos...)e o teu percurso profissional, o melhor das tres. Teria disfrutado muitíssimo, como aconteceu com o Pai, um homem que foi um exemplo de vida.
      Um beijo enorme

      Eliminar
  4. Apesar de me sentir mais nova, ou de não me sentir com 52, tenho-os. Estou portanto na meia idade. E olhando para trás, vejo que muito do que sonhei ou imaginei para a minha vida, não tive, mas tive outras coisas que não imaginei. A vida é feita de coisas boas e más, mas tudo passa e o que fica para sempre são realmente os afectos, as pessoas que conseguimos conquistar e que nos amam e que nós amamos - família e amigos. Esses são os verdadeiros tesouros.
    Temos que aproveitar o que a vida nos dá de bom. O mau logo passa.
    E a vida também passa tão depressa.

    Gostei muito do teu texto.
    Achei a foto linda e a pintura também muito bela.
    Um beijinho grande e espero que esteja tudo bem contigo, Maria.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Isabel, tens uma idade maravilhosa para que te passem coisas lindas.
      Gosto muito de este quadro, apesar de que técnicamente está imperfeito ( se reparas bem, o braço do meio não pode pertencer nem a ele nem a ela),mas não me importa, porque é uma pintura muito sugerente, que me "chega", e já vejo que a ti também.
      Feliz semana, my dear!

      Eliminar
    2. Pois não tinha reparado não. Reparei principalmente nas cores quentes, que me agradaram e na expressão e proximidade dos dois. Eu "vi" a mulher atenta ao que diz o companheiro. Para mim, são duas pessoas que se gostam, amigos ou mais, conversando serenamente. E gostei!
      Um beijinho e obrigada por me fazeres reparar. É pena estar lá esse braço que não se enquadra, ou terá um significado? Uma mão maldosa a tentar estragar a harmonia...mas a mão é bonita e parece apaziguadora ou que abençoa...
      Enfim, divagações! Mas gosto da pintura!

      Eliminar
  5. E vamos seguindo a vida, vazendo com que ela pese mais do que querem nos dar por ela, simplesmente porque ela não pode ser comprada. As vezes a roubam, mas recuperamos depois. Fernando Pessoa estava certo.

    bjs muitos

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Os que não valorizam e respeitam a vida dos outros, não são dignos de ser respeitados. O tempo sempre os põe no seu lugar, mas às vezes por desgraça o dano já é irreparável para alguns. Gosto muito das tuas reflexões, aprendo muito.
      Um beijão

      Eliminar
  6. Sim! à pergunta "valió la pena la vida?", a resposta tem de ser "Sim!" Por tudo e mais alguma coisa,sim!
    Porque nunca podemos dizer que foi bom ou que foi mau até chegarmos ao fim da vida...Porque tudo muda de repente do dia pr'a noite ou "daqui" ..."pr'ali"...
    Apesar de "los desengaños y las zancadillas que pone el destino, las horas malas, las penas, los fracasos, las injusticias, los miedos, las incertidumbres, las impotencias, las rabias", apesar disso, acho que valeu a pena!
    Se tivéssemos morrido há 3 anos, não nos tínhamos "conhecido", já viste! E ainda nos vamos "ver" um dia!
    Gostei de encontrar a voz da tua Tóy e o que ela diz é certo: os problemas, as dificuldades fazem-nos ficar mais ricos e mais fortes e a única solução é continuar a amar a vida! Quando o mundo nos cai em cima claro que temos de "volver a rehacerlo desde el sosiego y la cordura!"
    Um beijo grande
    UM beijo

    ResponderEliminar
  7. Que coisa tão bonita me dizes, " se tivéssemos morrido há tres anos não nos tínhamos conhecido"!!
    A minha TOY, foi sempre com y grega, porque foi a mãe que lhe pôs o nome por significar "brinquedo". Não sou capaz de "mutilar" algo tão essencial para mim, escrevendo-o à portuguesa como ela faz, coisa que compreendo. (Continuo a chamar à minha irmã mais velha Nana, como sempre a chamei, fui eu que lhe pus o nome quando comecei a falar).
    Sou fiel como um cão, e não só a estas pequenas coisas, amo o passado.
    Enfim...Besitos

    ResponderEliminar