jueves, 21 de septiembre de 2017

LA NEGRA SOMBRA DE LA MENTIRA




obra de Salvador Dalí


" La primera de las grandes fuerzas que mueven el mundo es la mentira" (Jean-François Revel, in El Conocimiento Inutil)

Hay verdades transparentes que nunca triunfan y mentiras insidiosas de largo recorrido, que se venden como churros. Todos mentimos alguna vez, aunque sea a nosotros mismos para poder soportarnos, pero hay mentirosos compulsivos, tóxicos, demagogos, que mueven multitudes faltando al honor de forma vil y artera, falseando la realidad intencionadamente, extrapolando, silenciando, manipulando o inventándose directamente lo que nunca fue: por eso para bien mentir hay que tener muy poca vergüenza y muy buena memoria. 
Son los estafadores y los cínicos los que hacen las mejores promesas, las mejores auto críticas y auto balances, sin que lleguen a ser conscientes del alcance de su fraude. Solo que el tiempo les pone en su lugar, porque con el engaño se puede llegar lejos, pero nunca se regresa. Lo peor es que cuando la falsedad y la intoxicación fracasan, algunas veces los daños colaterales ya no tienen arreglo. 

3 comentarios:

  1. Já tinha tentado comentar pelo telemóvel mas só consegui no FB. Muita verdade em todas estas mentiras que giram e giram! E passam da esfera pessoal para a gravíssima mentira dos que têm alguma forma de poder às pessoas comuns.
    Sinto-me por vezes desolada. Vi um programa durante dois dias seguidos sobre a (verdadeira) guerra do Vietname. E o que mais me chocou foi ver que essa guerra era apenas a ponta do iceberg da mentira que se viveu aqui antes do 25 de Abril: não se sabia nada! Já sabia que assim era mas nunca tinha "realizado" na minha cabeça até que ponto era! O que por aqui "não se soube" do que se passava na Europa e no mundo. Do Maio 68 pela Europa fora, aqui só através de mensagens secretas dos que iam lá fora.
    Hoje a mentira generalizou-se, e os meios de informação que deveriam querer ser verdadeiros, não querem saber. Tudo é notícia se for o escândalo, a coisa fácil ou suja.
    Enfim, chérie, vou dormir. Hoje já não consegui ver a 3ª parte desse tal programa sobre o VIetname na Arte/TV: não aguentava. Era de 1969 aos nossos dias. Mas eu já não aguentava...

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que, a estas alturas, o melhor é desistir do mundo e viver a vida que nos tocou em sorte. Somos umas "sortudas"!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Pois somos! reconheço isso e agradeço à vida! Um beijo

      Eliminar