viernes, 10 de junio de 2022

Yves Montand - Le chant des partisans (Le chant de la libération)

1 comentario:

  1. E escolheste muito bem! Esta canção é muito significativa para nós sobretudo que vivemos ainda no tempo do Salazar. Lembro-me que os meus pais trouxeram esse disco (e muitos outros, de jazz, espirituais negros que não se podiam ouvir por cá - se calhar por causa das colónias. Lembro-me quando era miúda tínhamos comprado um disco de 80 rotações com uma canção de um filme anglo-indiano talvez que se chamava "Prestígio Real" e se passava na Índia ainda inglesa. A canção chamava-se "Dilmen Chupake" e era linda. Creio que até apareceu uma canção brasileira que a imitava. Pois, quando houve o problema da Índia essa música foi proibida em Portugal. Então eu abria as janelas e punha a canção o mais alto que podia. Mas por ali ninguém se ralava com isso e provavelmente não conheciam a canção nem sabiam que estava proibida!
    Este disco do Yves Montand fez-me vir à cabeça essa história! Era um grande actor e um grande cantor, tinha uma voz especial. Acho que só foi um mau marido. Pobre da Simone Signoret, tão bonita e delicada -tão boa actriz também- que ficou
    transformada numa coisa disforme envelhecida e repente. Claro que não foi culpa dele. Nem dela. C'est la vie, como dizem os franceses! Beijinhos

    ResponderEliminar